Jornal da Educação Aplicada
O Jornal da Educação Aplicada é uma publicação online dedicada à promoção da reflexão, do intercâmbio de experiências e da valorização de práticas educacionais aplicadas em diferentes contextos de ensino. Seu foco está na articulação entre teoria e prática, na inovação pedagógica e na contribuição para a formação continuada de educadores e gestores educacionais.
O jornal também funciona como laboratório acadêmico para os alunos do programa de pós-graduação em Tecnologias Educacionais da Faculdade IBPTECH, estimulando práticas editoriais e a produção crítica de conteúdos aplicados à realidade educacional.
Adota o regime de publicação contínua, com periodicidade anual, recebendo contribuições em fluxo permanente ao longo do ano, reunidas sob um volume anual. O periódico acolhe tanto artigos submetidos espontaneamente por autores quanto textos sob convite da Redação, desde que atendam aos critérios editoriais estabelecidos.
Nota institucional: Embora adote práticas editoriais formais e processo estruturado de avaliação, o Jornal da Educação Aplicada não se caracteriza como um periódico científico nos moldes das publicações acadêmicas indexadas. Sua missão está voltada à valorização da prática pedagógica aplicada, à reflexão crítica sobre os desafios educacionais contemporâneos e ao fortalecimento da formação docente, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica. A publicação acolhe artigos de natureza prática, técnica e opinativa, submetidos espontaneamente ou elaborados sob convite editorial, sempre com responsabilidade autoral claramente identificada.
Todos os artigos publicados indicam de forma transparente se foram submetidos de forma espontânea ou redigidos sob convite, podendo haver ou não remuneração. A autoria é sempre explicitada e o conteúdo segue os mesmos critérios de qualidade e responsabilidade editorial.
Leia também: